Lamborghini Vitola será… eléctrico?!

A Lamborghini é, naturalmente, associada a muito potentes, velozes e gastadores automóveis superdesportivos, mas os tempos estão a mudar e o futuro da marca do touro poderá também passar por um modelo… eléctrico! As mais recentes informações avançam até o nome Vitola como a designação para o primeiro Lamborghini eléctrico que, no entanto, manterá todas as prestações extremas que se esperam de um carro da marca.

O tema da electrificação não é novo na Lamborghini que, há dois anos, no salão de Paris, apresentou um protótipo, o Asterion Concept (que ilustra este artigo), que era um híbrido "plug-in". Ou seja, com uma componente eléctrica e a capacidade de carregar as baterias numa tomada eléctrica.

Agora, contudo, a história é outra e já num patamar mais avançado. A Lamborghini estará a trabalhar num futuro superdesportivo… eléctrico que utilizará a mesma plataforma modular que a futura berlina eléctrica da Porsche, por enquanto apenas conhecida por Mission E – recorde-se que ambas as marcas fazem parte do universo do Grupo VW. A plataforma, conhecida como J1, é flexível, podendo por isso adaptar-se a diversos modelos.

Não se pense que, por se tratar de um modelo eléctrico, o Lamborghini Vitola porá em causa os pergaminhos da marca, pois deverá acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 s, ou seja, mais rápido que o Aventador SV! É verdade que a marca italiana já por diversas vezes disse que não iria construir um modelo 100% eléctrico. Mas, dispondo da plataforma J1, é de esperar que faça um modelo numa série muito limitada, a exemplo do que aconteceu com o Veneno ou o Centenario.

Em destaque